Com o desfile programado para acontecer no dia 8 de novembro, Liliane, Susana, Lucas e tantos outros profissionais se uniram através de um laço emocional para resgatar no passado experiências que só reconhecemos seu devido valor depois que os anos passam. O desafio foi tentar mesclar isso com o que é hodierno, com a realidade atual… Uma realidade cosmopolita. A mulher que interage no mundo presente não deve nunca esquecer de viajar pelo seu passado na fazenda, voltar no tempo em que frequentava a escola. Eis a mensagem.E da inspiração deve vir a criação…

       Os convites chegaram. Sim, de fato fui convidada para o Fashion Rio! Um suspiro anestesiante de alívio por tê-los conseguido precede a “preocupação” com o que eu vou vestir. Apesar de ser claro para algumas pessoas, eu mesma não sei definir bem o meu estilo, até mesmo porque sei que o que eu penso e gosto hoje pode não corresponder ao que pensarei e gostarei amanhã, mas uma coisa é clara: sou uma amante da nostalgia.

… Entre propostas, rabiscos, croquis, mais ideias, mudanças, reparos, estilo e etc, o preppy, a alfaiataria e uma pitada de sportwear foram materializando a inspiração e ganhando forma através do tricô. Sim, com o tricô como base da marca,  a Coven mostra a riqueza daquilo que a minha falecida avó, lá no interior de Minas Gerais, tentou passar para suas netinhas assim como muitas outras avós. Apesar do trabalho não ser mais 100% manual, a inclusão de tecnologias para o atendimento em larga escala possibilita diversas técnicas. E elas foram usadas…

Amo meu vestido branco com duas fendas laterais, ele é tão minimalista e elegante. Mas foi o dourado da minha saia de pregas que reluziu em meus olhos. Um autêntico vintage de Walter Albini, portanto uma relíquia para mim. Para combinar, pensei na sandália de tiras, entre elas uma tira trançada e dourada, e uma pequena bolsa de mão que alterna suas cores entre o caramelo e… o dourado! Apesar da minha mente ter gritado para tomar cuidado com o brilho, eu a ignorei e adicionei minha recente aquisição: um blusa de lã acrílica com detalhes metálicos (estou tentando manter a coesão do texto e não repetir muito a palavra ‘dourado’, mas tenham em mente que o detalhe metálico que me refiro é ‘dourado’. Pronto, já falei ‘dourado’ duas vezes… três vezes!), que me custou apenas quarenta reais! Por cima, um jaqueta-não-tão-barata-assim-de-couro que acredito até hoje ser marrom avermelhado. Como toque especial o meu colar com motivos tribais.

… Surgiram listras de tamanhos diferenciados, risca de giz, xadrez, pesponto de cor diferente, aplicações brilhosas, que literalmente serviram de pano para golas rolê, saias de pregas a saias lápis, tubinhos, terninhos, casacos, jaqueta bomber, colete, barras desfiadas. Como cores principais: o azul-marinho, o cinza mescla, o nude, o vermelho e o amarelo. Como elemento que surpresa: o tricô trabalhado de tal modo que aparentasse jeans estonado e pele de vaca. Coleção de inverno 2014 pronta…

       – “Quem vai comigo?” – pensei. Não supus que seria difícil encontrar companhia para ir a uma semana de moda, mas foi neste momento que me dei conta de que eu era uma advogada. E como tal, seria difícil sim ter amigos íntimos que dispusessem de tempo ou pertencessem aquele universo fashion. Todavia, eis que surge um acalento: alguém me disse sim!

… A fazenda pode ser identificada na estampa de pele de vaca, nas sandálias rasteiras; o passado colegial veio através do estilo preppy, nos emblemas; e a mulher cosmopolitana representada na alfaiataria, no sportwear, nos lenços. Sim, tudo pronto. Então, foi o momento de entrar em ação a equipe selecionada para cuidar do styling, da beleza, da direção de desfile e da trilha, além dos modelos e outros profissionais que trabalharam tanto quanto ou até mais nas cenas atrás dos holofotes. Araras e mais araras de roupas chegaram na sala 2 – no Pier Mauá, onde terminavam de preparar uma esguia passarela listrada em preto, azul e branco. Enquanto isso, as modelos foram sendo maquiadas, vestidas e…

Voltei do salão com as unhas vermelhas, um vermelho mais alaranjado que me é muito familiar, uma cor amiga para me acompanhar. Entre os preparos de última hora, eis que o ‘sim’ acalentador se transforma em um ‘não vou poder mais ir contigo’. Uma pena ter um convite sobrando, mas… No caminho para o Fashion Rio, encontro uma pessoa bem estilosa. Ele passa por mim e como num clique, nos olhamos e dissemos um ao outro quase que simultaneamente: “Fashion Rio?” E foi assim que ganhei uma nova companhia e um novo amigo, cuja mãe é advogada e se chama… CRISTIANE! Seria uma coincidência? Como foi inusitado encontrá-lo assim! E através dele encontrei o Diego, que me convidou para ser colaboradora em seu site Acho Fashion. Mas isso é outra história, o desfile vai começar.


[ENGLISH] With the fashion show scheduled to take place on November 8, Liliane, Susana and Lucas tried to recover the past experiences, that we only know the value after the years go by, to merge it with the current reality… A cosmopolitan reality. The woman who interacts in this world shouldn’t forget her past on the farm, in the days when attending school. This is the message. And from the inspiration must come the creation…

The invitations arrived. Yes, in fact I was invited to the Fashion Rio! A numbing sigh of relief to have achieved them precedes the “concern” with what I’ll wear. Although it is clear to some people, I can’t define my style as well, even because I know what I like and I think today may not match with what I will like and think tomorrow, but one thing is clear: I’m a nostalgia lover.

… Among doodles, sketches, more ideas, changes, repairs and etc., the preppy style, the tailoring and a hint of sportwear were materializing the inspiration and taking shape through the knitting. Yes, with the knitting as a foundation of the brand, Coven shows the richness of what my late grandmother, there in Minas Gerais, tried to teach to her granddaughters, as well as many other grandparents. Although the work is not over 100% handmade, the inclusion of technologies to meet large-scale allows several techniques. And such techniques were used…

I love my white dress with slits on the sides, it is so minimalist and elegant. But it was my golden pleated skirt that glittered in my eyes. An authentic vintage Walter Albini, therefore a relic to me. To pair with, I thought the strappy sandal with a braided golden strap and a small handbag that toggles between the caramel color and… the gold! Despite my mind have yelled to beware the shine, I ignored it and added my recent purchase: an acrylic woolen blouse with metallic accents (I’m trying to keep the cohesion of the text and don’t repeat the word golden, but take in mind that the metallic detail which I refer is golden. Okay, I said golden twice… three times!), wich costed me just $ 17.00! Over a not that cheap jacket. And as a special touch my necklace with tribal motifs.

… Stripes of different sizes, pinstripe, plaid, backstitch with different color, bejeweled details served as cloth to turtleneck pullovers, pleated and pencil skirts, tube dresses, suits, bomber jacket, vest, shredded hems. As main colors: navy blue, gray, nude, red and yellow. As a surprise element: the use of techniques that transformed the knitting in acid jeans and cowhide. Collection Winter 2014 ready…

       – “Who’s with me?” – I thought. I didn’t assume that it would be difficult to find company to go to a fashion week, but it was in that moment that I realized that I was… a lawyer! And as such, it would be rather difficult to have close friends who would have time or would belong to the fashion universe. However, here came a consolation: somebody accepted my invitation!

… The farm can be identified in the cowhide print and the flat sandals, the past as student came through the preppy style and the cosmopolitan woman can be identified in the tailoring, in the sportwear, in the scarfs. Yes, all ready. Then it was time to action to the team selected to care for the styling, the beauty, the direction of the fashion show and the soundstyling, beyond the models and the other professionals who work as much or even more behind the scenes. More and more clothes rack arrived in the room 2 – at Pier Maua, where they finished preparing a black, blue and white striped catwalk. Meanwhile, the models were being prepaired and…

I returned from the hairdresser. Among the last-minute preparations, behold the “yes” turns into a “I can’t fo with you anymore”. A shame to have an invite lefting, but… On the way to the Fashion Rio, I found a stylish person. He passed me and as a click, we looked to each other and asked almost simultaneously: “Fashion Rio?” And so it was that I gained a new company and a new friend, whose mother is a lawyer and is called… CRISTIANE! Would it be a coincidence? How unusual to find him so! And through him I met Diego, who invited me to be a colaborator in his site Acho Fashion. But that is another story, the fashion show will begin.

       … E tudo passa tão rápido.

… And all goes by so fast.

Images from FFW

Inté,
Cri.