(click on the right arrow to follow the story)
(clique na seta direita para acompanhar a história)

[PORTUGUÊS]

Este pequeno ensaio foi resultado da minha vontade de fazer algo especial depois do meu blog completar 3 anos e, principalmente, da minha contribuição para a Mint Magazine, uma publicação mensal. A cada edição, um tema é selecionado e todos os trabalhos (ensaio fotográfico, textos, poesia, ilustrações…) devem estar relacionados a ele. Neste mês, the peripheral foi a escolha. A minha colaboração consistiu no relato de como o escravos contribuíram para a música – através da evolução das canções de lavoura, blues, jazz, soul, rock – e, consequentemente, para a moda. Para acompanhar o meu texto, os elementos nas fotos também deveriam conter a idéia de exclusão – inclusão, como: maquiagem exagerada ou suave, com bolsa ou sem, dia ensolarado ou nublado e assim por diante. A respeito das roupas, as listras foram o carro chefe em virtude de todo o teor de exclusão que elas já tiveram na história (se não sabe do que estou falando, por favor confira o meu texto para a Fashion Global, THE DEVIL WEARS STRIPES: The History of Stripes).

Contei com a ajuda do meu amigo Camilo Machado que pensou nos efeitos de algumas fotos de forma detalhada e dentro do contexto. Agradeço a ele por isso e pelo domingo chuvoso assistindo maratona de programa humorístico (bom trabalhar assim – eu diria / recebi uma louca em casa em pleno domingo de chuva e ela ainda que me fazer trabalhar – camilo diria). Agradeço a Annie Waters, a editora da revista, pela paciência e disponibilidade em me ajudar. E, como sempre, agradeço a minha querida mãe por ser minha maravilhosa fotógrafa e tirar minhas fotos nas posições mais desconfortáveis.

Você pode conferir online a minha contribuição para a MINT ISSUE 4: THE PERIPHERAL (página 8) ou, se preferir, ter a versão impressa. Vale a pena checar as edições anteriores e estar atualizado com a futuras publicações através da PÁGINA DO FACEBOOK da revista.


[ENGLISH]

This little essay was the result of my desire to do something special and thoughtful after my third blogversary and, especially, the result of my contribution to the Mint Magazine, a monthly publication. In each edition, a theme is selected and all the works (photo essay, texts, poetry, illustrations…) should be related to it. This month, the choice was “the peripheral”. My collaboration consisted in reporting how the slaves contributed to the music – through the evolution of working songs, blues, jazz, soul, rock – and, consequently, to the fashion. Accompanying my text, the elements in the photography should carry also the idea of exclusion – inclusion, like: exaggerated or soft makeup, with or without bag, sunny or cloudy day and so on. Regarding the clothes, the stripes were the flagship because the whole tenor of exclusion that they have had in the history (if you don’t know what I’m talking about, please check out my text for the Global Fashion, THE DEVIL WEARS STRIPES: The History of Stripes).

I had the help of my friend Camilo Machado who edited minutely some pictures always keeping in mind the context in which they would be inserted. I thank him for that and for the rainy sunday watching a marathon of a comedy program (it’s good to work in this way – I would say / I got a crazy one in my house on a rainy sunday and she still wants to make me work – Camilo would say). I thank Annie Waters, the magazine editor, for her availability and patience in helping me. And, as always, I thank my dear mother for being my wonderful photographer and take my photos in the most uncomfortable positions.

You can check online my contribution to MINT ISSUE 4: THE PERIPHERAL or, if you prefer, tou can have it in print. You can check out previous and future issues by the Mint Magazine’s FACEBOOK PAGE.

 

CLOTHES: outfit 1 – H&M blazer, Riachuelo skirt and top, Andarella shoes; outfit 2 – Sheinside trouser and blouse, Cezanne pumps, Soulier bag.

 

– Cri.