H&M Trench Coat / Zara Pants and Bag / C&A Top / Mercatto Necklace / Lojas Riachuelo Pumps

O Trench Coat nasceu como  alternativa para os casacos pesados de sarja usados ​​pelos soldados britânicos e franceses na Primeira Guerra Mundial. A pedido do Ministério da Guerra inglês, Thomas Burberry, que já produzia impermeáveis em gabardina desde 1856, e Aquascutum desenharam um casaco, cujo modelo deveria se inspirado em um impermeável e um casaco militar (na verdade, não era qualquer casaco militar e sim os casacos desenhados 13 anos antes por Burberry para o Gabinete de Guerra britânico). E assim nasce um modelo de capa de chuva mais adequada para oficiais em combate:, uma peça opcional da vestimenta do exército britânico. Mas também foram adquiridos privadamente por oficiais e pelos Warrant Officers Class I que não tinham obrigação de usar e nem mesmo possui-los, enquanto que proibidos para os integrantes das demais patentes. Agora, o nome trench coat surgiu com os soldados que ficavam a frente na trincheira e apelidaram aquele impermeavem desta forma. Aliás, a própria palavra trench significa trincheira em português.

Durante ainda a I Guerra Mundial, foi adicionado ao trench coat alças nos ombros, no intuito de fixar dragonas e insígnias relativas a patente, e D-rings (dizem que serviam para fixar as granadas de mão, mas originalmente armazenava map cases, espadas ou qualquer outro acessório para o cinto). Após a guerra, os veteranos que voltaram para a casa mantiveram o trench coat, que acabou virando um item da moda masculina e feminina.

Quando chegou a II Guerra Mundial, o trench coat já estava sendo usado debaixo de tempos inclementes pelos exércitos americano, alemão nazista, o do Reino Unido e o da União Soviética. Porém, conquanto a guerra avançava, em batalhas mais curtas, o trench coat foi dando lugar aos casacos de batalha que, por serem menores e mais práticos, permitiam aos soldados maior mobilidade. E, ainda que a II GM tenha terminado, o impermeável foi muitas vezes usado como roupa de civis durante os anos de 1950 e 1960.

E foi quando o trench coat  se popularizou após ter ganhado o cinemas, a televisão e os quadrinhos, principalmente em filmes ou séries de detetives. Personagens como Tenth Doctor, Dick Tracy, Inspetor Clouseau (vivido por Peter Sellers no filme Pantera Cor-de-Rosa), Rick Blaine (vivido por Humphrey Bogart em Casablanca) e muitos outros mantiveram o impermeável aos olhos do público.

Já nos anos 70, era um item do guarda-roupa punk. E isso foi difundido nas duas décadas seguintes, sendo usado, na sua versão preta, pelos os amantes da música amantes da música, do gótico e do metal.

Quem diria que um típico trespassado e longo casaco com tiras nos punhos e nos ombros, largo cinto e, tipicamente, com dez botões e nas cores bege, cáqui, bege ou preto poderia ser um clássico com uma releitura incrível em diversas outras cores e modelos para todos os gostos.  Já falei do desfile da Blumarine aqui e volta a repetir: se ainda não tem um trench coat, pense em adquirir um modelo cuja parte inferior parece ser uma saia. Você pode usar como vestido, acrescentando um cinto colorido e irreverente e um lenço charmoso colocado por dentro do casaco. OU então você pode usar aberto com aquele cinto do próprio trench coat amarrado para trás. Acho lindo, acho jovial, acho fierce-ce-ce (no ritmo da música)!

CHICISIMO | CHICTOPIA | FASHIONFREAX | LOOKBOOK | MODE REPUBLIC | TRENDTATION | WEARDROBE

Beijinhos, °ღ•ѕσяяιη∂σ ѕємρяє°ღ.

bloglovin