Ok… preparando o coração, sem medo de errar, vamos lá! Já que ontem, resolvi falar sobre saruel, mas acabei usando pied-de-poule com quadriculado e listrado, resolvi falar sobre essa tão falada tendência hoje! Bom, se nas perguntas que respondo, já digo que combinar cores é difícil imagina combinar estampas? Não vou mentir e tentar desmistificar isso, porque não consigo, ainda mais eu que ainda continuo na procura da minha estampa perfeita, mas o primeiro passo já foi dado! Comecei com o básico, usando como base o preto e branco. Mas realmente acredito que a experiência dita as regras.

Lá vou eu novamente, já que não poderia deixar de citar o desfile SENSACIONAL e, no entanto curioso a primeira vista, de Dolce & Gabbana, que fizeram excelentes combinações com pied-de-pole, liberty e xadrez vichy. Aqui no Rio, acho que ninguém poderia discordar que o desfile da Isabela Capeto muitas combinações interessantes de estampa, estou apaixonada por ela! Sem deixar de mencionar o desfile da Totem, que chegou a mostrar até três estampas no mesmo outfit com maestria, confira o desfile aqui ! Mas nem todas as misturas precisam ser exóticas e super coloridas, as cores neutras e os tons pasteis estão aí para isso e foi com esse conceito, com apenas poucos exemplos, que Walter Rodrigues e Nica Klesser apresentaram os seus desfiles! Na verdade, acredito que nossa primavera-verão 2010/2011 não somente predominará a mistura de estampas, mas também a mistura de tecidos!

Enfim, seja lá quais você for aderir, saiba que nesta estação não faltará opções de estampas: étnicas, florais (principalmente o liberty), psicodélicas, listradas e xadrezes do tipo vichy (aqueles de toalhas de piquenique), abstratas, tropicais, geométricas (listras amplas, círculos, losangos e quadrados), poás e tie-die! E hoje eu relembrei a estampa que usamos muito nas épocas invernais como o pied-de-poule que pode ser visto no meu lenço palestino + o xadrez vichy + listras enormes da bolsa!

Dentre tudo que já vi podemos definir padrões, os quais são muito úteis na hora de montar o look, vejamos:

  • Estampas parecidas com proporções diversas seja no tamanho e/ou na cor: uma saia de listras menores + uma blusa com listras maiores; uma saia quadriculada preta e amarela com predominância nesta última + uma blusa quadriculada com as mesmas cores, só que predominando no preto; uma calça de estampas liberty + uma blusa com estampa de flores grandes;
  • Estampas parecidas com tons diferentes: saia com estampa geométrica laranja e branco + saia com estampa geométrica verde e branco ( o laranja e o verde,são cores complementares que se combinam).
  • Estampas diversas mas dentro de uma mesma cartela de cor: uma estampa listrada em preto e branco + uma estampa de tigre branco; vestido tropical nas cores azul, rosa, branco e preto + um cardigã de poá rosa e branco. Outro exemplo disso é este modelito da Totem pelo qual me apaixonei.
  • Estampas com tons que combinem entre sim: um vestido vermelho de poá com bolinhas brancas + um casaqueto azul marinho listrado com branco= estilo navy! Um short de cores abstratas em amarelo, azul e verde pasteis + tie-die de cores lavanda e rosa adocicado = candy color! As vezes ajuda escolher previamente um tema (é navy?… é floral? …) e trabalhar em cima dele.

Já aquelas que querem ter um ponto de partida nessa tendência sem se arriscar tanto podem ter como a outra estampa um acessório ao invés de ser um outro item da vestimenta. Agora, é mais fácil acertar se pelo menos as duas ou mais peças estampadas possuírem uma cor semelhante entre si, sem esquecermos que estampas menores no tronco inferior e estampas maiores no tronco superior evitam que se comprometa certos tipos de corpo (triângulo, bumbum e coxas grossas e ect)! E tem mais, saibam que a estampa mais básica é a estampa de listras.

Beijinhos, °ღ•ѕσяяιη∂σ ѕємρяє°ღ.

bloglovin