Para quem está antenado/a nos desfiles da semana da moda gringa, principalmente os que ocorrem nas capitais da moda (Londres, Milão, Nova York, Paris e Tóquio), percebeu que a estamparia dominará a próxima temporada primavera-verão estrangeira! Mas o foco é voltado para uma estampa que vai além das típicas do clima, estou falando sobre as estampas étnicas, com predominância asiática e africana!

Aqui, no Brasil, não fazemos por menos! Esse tipo de estampa já nos acompanha há algum tempo e parece que vai continuar presente para esta temporada de calor (Cadê? Cadê?). Na SPFW, por exemplo, a estamparia étnica se fez presente nos desfiles da Neon! No Rio de Janeiro, o desfile  Walter Rodrigues privilegiou a estampa africana, com tons terrosos!

Para as que já investiram no estilo, é hora de tirar as roupinhas desta tendência lá do fundo do guarda-roupa. Para as que ainda não aderiram, mas querem, sugiro que invistam em itens como macacão, túnicas e moda praia com as tais estampas. Agora, bem certo que as cores típicas de uma estampa étnica são marrons, terrosos, beges, cáqui, cru e verdes e contrastam com o vermelho, laranja, amarelo sol e lilás. Mas não precisa ser tudo muito escuro e denso, acredito que a estampa étnica volta com toques de suavidade e elegância de uma forma simples e descontraída. Acho que o desfile da Roccobarroco na Milão Fashion Week nos dá uma grande aula sobre isto.

Então, gosta da tendência? Se gosta tome alguns cuidados, como:

  • estampa étnica não se restringe somente a estampa de animal.
  • não precisa exagerar nos acessórios, a estampa por si só já chama a atenção. Não é necessariamente um regra, mas saiba que acessórios que embarcam nesta tendência, tais como os de madeira, sementes, corda, crochê e tricot, de forma bem artesanal e rústica caem como uma luva. Eu acrescentaria na lista ouro envelhecido.
  • cuidado para as fofinhas: nada de blusas apertadas no corpo e ainda por cima estampadas! Acredito, sim, que gordinhas podem usar. Neste caso, o ideal seria uma túnica de estampas menores com o decote um pouco maior (nada vulgar), de modo que apareça o colo, dando a idéia de alongamento e desviando um pouco a atenção dos locais indesejados.
  • o rústico das estampas fica bem se contrastado com tecidos leves como o algodão, linho e rami.
  • misture a peça estampada com demais peças lisas e em cores neutras ou cores que estejam dentro das cores da estampa. Isso garantirá um outfit sem erro, mas nada impede de fazer uso da cartela de cores ao seu favor (isso exige um pouco mais de conhecimento).
  • se quiser se mais discreta, use a estampa em acessórios.

Túnica Zinzi / Calça Mercatto / Sapato C&A / Bolsa Fendi

Beijinhos, °ღ•ミ★ѕσяяιη∂σ ѕємρяє★彡°ღ.

bloglovin