Bom, como uma boa moleca, passei a minha adolescência negando a cor rosa, por ser cor de “menininha”! Isso é até um fato interessante, porque tal simbologia provém desde a antiguidade, quando a cor começou a ser relacionada com lábios carnudos e rosados e partes íntimas, porém se trata de cor unissex que vem tomando cada vez mais espaço no guarda roupa masculino! Apesar deste meu passado, o engraçado é que agora os meus olhos batem primeiro no rosa para depois chegar nas demais cores. Pensando nisso e na dificuldade de, as vezes, combinarmos as cores, resolvi comentar hoje sobre como combinar a cor rosa. Até mesmo porque vemos tantas combinações maravilhosas nas revistas, nos seriados, nas novelas (#cruzes), nos blogs e nos desfiles, porém na hora de colocar em prática fica mais difícil! Primeiro, fica aqui uma curiosidade: o rosa é uma cor terciária. As cores terciárias são compostas por uma cor primária e por outra secundária. No caso do rosa, pasmem, é a mistura de vermelho (cor primária) e magenta (cor secundária, composta pela combinação de vermelho e azul).

A partir daqui, vamos começar com algumas dicas:

>>> Sendo uma cor terciária, o rosa combina com as cores que o compõem, magenta (rosa choque) e vermelho, dando uma idéia de uniformidade. Sugestão: ou combine rosa e magenta ou combine vermelho e rosa… não tem necessidade de misturar as três coisas juntas, não é mesmo? Ademais, outra forma de não errar é sempre alternar tonalidade forte e tonalidade mais clara: se usar magenta ou vermelho vivo, use um rosa clarinho! Mas nada impede de usar as duas cores fortes, só mesmo a falta de bom gosto!

 

>>> Cor terciária sempre tem como cor complementar (=cores que, em certo sentido, são opostas entre si) outra cor terciária. A cor complementar do rosa é o turquesa, uma cor fria. É incrível, mas eu acho lindo quando o rosa claro e o turquesa estão no mesmo look, fazendo uma combinação delicada. Na verdade, tudo é combinável desde que na medida certa, na tonalidade certa. No caso do rosa e turquesa não há erro se as tonalidades forem clarinhas.

 

>>> O rosa pertence a paleta de cores quentes, que são as cores mais estimulantes juntamente com o vermelho, o amarelo, o laranja e seus derivados! Sendo assim, para não correr o risco de errar, prefira combinar a cor de rosa com tais cores quentes.

 

>>> Para as mais ousadas, é legal combinar cores contrastantes. As cores que contrastam com o rosa, mas ainda sim dão ótimas combinações são: amarelo, verde, azul, laranja… e outras! A-MO! Mas, apesar de combinarem se usados na tonalidade certa, tenho preconceito com as cores roxo e rosa… vai entender!

 

>>> As cores neutras como branco, marrom, bege, caramelo, marfim, cáqui e o preto (e eu diria o azul, apesar de ser uma cor fria,  fazendo alusão ao azul do jeans e o nude) são cores que sempre combinarão com o rosa! Mas atenção: se for um rosa em uma tonalidade forte, o preto destacará ainda mais essa cor no teu visual. O cinza também é uma cor neutra, mas é uma cor fria, logo muita gente diria para evitá-lo, mas eu acho que o cinza claro combina muito bem com a cor rosa, seja em um tom claro ou escuro!

 

>>>> Dourado ou prateado? Prefira combinar o rosa, assim como qualquer cor quente, como o dourado! Bom, pra mim, cor ainda é um mistério, porque existem cada nome complicado que eu resumiria em apenas rosa, por exemplo: para mim, um cereja e até um salmão… são rosa! E eu aplicaria tais dicas a estas cores também! Se ficar na dúvida de como completar o visual, isto é: “Se sentir frio o que coloco? E agora, qual sapato/bolsa combina?” Saiba que as chances de errar são menores se você apelar para uma cor neutra ou dourado.

bloglovin