Laag Holanda (Baixa Holanda) – como a Holanda é um pais baixo e plano, tendo, aproximadamente, 1/4 do seu território abaixo do nível do mar, é protegida por barragens, dunas, diques, que a protegem de ser inundada pelo mar do norte. Daí a designação Nederland (Países Baixos).

Bem, fomos visitar uma gigantesca proteção que a Holanda tem contra o Mar do Norte… o Afsluitdijk.

No sec. XIX, o Mar do Norte inundou grandes parcelas daquela região, englobando um lago já existente e criando o Zuider Zee (Mar do Zuider). Com a tentativa de recuperar aquelas terras, foi realizada a considerada maior proeza da engenharia civil como se pode ver na foto acima, isto é, foi erguido um dique com mais de 30 Km e 7,5 metros de altura chamado Afsluitdijk (dique de fecho), que vai da Holanda do Norte a Frísia, nos países baixos. Com isso, o Mar do Zuider foi dividido em Mar de Ljssel e Mar de Wadden. Nas fotos a seguir, reparem que de um lado o nível do mar é maior que o outro. Pois é, na zona menos profunda, após grande extensão do mar, é o lado em que se encontram os polderes, que são as terras que foram drenadas e que, hoje em dia, foram transformadas em campos férteis para a agricultura, mantidas pelo bombeamento constante de bombas elétricas potentes, o que antes era feito pelos moinhos de vento. É curioso ver o lago que se forma ao circundar as porções de terra como se fosse ruas de água! 

Este é o lado menos profundo!

 

 

 

O Afsluitdijk é, sem dúvidas, uma incrível atração turística. Quando chegamos lá, subimos na torre e conseguimos ter uma visão ampla do Mar de Wadden… Nossa, como é extenso! Agora, dois souvernirs que mais me agradaram foram essas moedas! A primeira fui eu quem a fez!!! Siiim, é verdade! Com a ajuda de uma máquina e dispondo de 5 euros, você também pode fazer… rss  Escolhi o desenho de uma foca, dá pra ver né?! A outra moeda porta o desenho da torre que subimos e que você pode ver na foto mais acima.

Esta é a estátua dedicada aos construtores de Afsluitdijk, que deveriam ter a sua memória respeitada, mas, diariamente, são caçoados pelos turistas e… nós não fomos a exceção:

Este slideshow necessita de JavaScript.

rssssss…

°ღ•ミ★ѕσяяιη∂σ ѕємρяє★彡°ღ•, beijinhos.